O professor Lênio Luiz Streck é um dos maiores juristas da atualidade e, sem dúvida, possui um dos melhores currículos deste país. Como sugestão de leitura, desde já indico o seu "Hermenêutica Constitucional e(m) Crise", onde ele condena o que chama de "panprincipiologismo" e as decisões judiciais baseadas em fundamentos frágeis ou no senso particular de justiça de alguns intérpretes.
Professor de Direito e Procurador de Justiça no Rio Grande do Sul, o jurista fala com autoridade e conhecimento de causa sobre o tema da PEC 37. Diz que "até as pedras sabem que a exclusividade da polícia geraria um enorme prejuízo de qualidade nas investigações".
A nossa Constituição atribui às Polícias a incumbência de apurar as infrações penais. Contudo, não menciona qualquer proibição ao Ministério Público de fazê-lo. A PEC 37 objetiva justamente regulamentar essa lacuna da legislação, atribuindo exclusivamente à polícia o poder de investigação.
A verdade é que o Ministério Público vem incomodando muito alguns poderosos nos últimos anos. É claro que, também, ocorreram abusos e o Ministério Público já errou muito.
Há uma certa resistência da classe policial por imaginar que a sua função seria esvaziada. Creio que não. Ministério Público e Polícia não são rivais. As atividades de ambas são complementares e indispensáveis a uma boa instrução processual.
Vejam entrevista dada à repórter Laryssa Borges:
A tese da exclusividade da polícia nas investigações, conforme
prevê a PEC 37, prejudicaria órgãos que se dedicam à apuração de
ilícitos penais, incluindo a Receita Federal e o Banco Central. Quantos
processos poderiam ser paralisados?
É difícil falar em números.
Talvez fosse melhor falar em déficit qualitativo. A história nos mostra
que Banco Central, Tribunal de Contas e outros órgãos são fundamentais
na apuração dos crimes do “andar de cima” da sociedade. Esse talvez seja
o principal problema que a PEC 37 parece querer esconder. Não há nenhum
indicativo que o combate aos crimes do colarinho branco e similares
venha a ser melhorado pela PEC. Ao contrário: até as pedras sabem que a
exclusividade da polícia geraria um enorme prejuízo de qualidade nas
investigações.
O MP frequentemente investiga parlamentares e é muito comum que
ele apresente denúncias contra deputados e senadores. A aprovação da
PEC poderia ser uma retaliação às investigações que incomodam?
O
Ministério Público cometeu erros nestes 25 anos. Todos cometem erros.
Mas a PEC 37 é feita para punir os acertos do Ministério Público. O
Ministério Público é pago para defender interesses públicos que
historicamente serviram a uma minoria. Contrariar esses interesses é
fazer inimigos, por assim dizer. Quem acusa não agrada aos réus ou
potenciais réus. O que me intriga é o Brasil querer ser comparado a
Uganda e Indonésia. Se todos buscamos inspiração no direito
constitucional alemão, escrevemos centenas de teses imitando os alemães e
espanhóis, por que é que na investigação criminal queremos imitar o
país de Idi Amin Dada [ex-ditador de Uganda]?
O STF utilizou extensivamente as investigações que o MP fez do
escândalo do mensalão e acabou condenando 25 pessoas. Com a aprovação da
PEC, casos de sucesso como esses serão raros? Podem acabar?
O
mensalão é uma pedra no sapato dos defensores da PEC 37. Se não fosse o
Ministério Público, processos dessa envergadura não teriam chegado a
esse patamar. Historicamente, pode-se dizer que la ley es como la serpiente, solo pica a los descalzos
[a lei é como a serpente, só pica os descalços]. Os poderosos sempre se
livram dos rigores da lei penal, porque usam “botas”. A PEC 37 apenas
alonga o cano das botas dos poderosos. Mexer com a estrutura das
instituições é algo que faz que você pague por esse acerto depois. Toda
vez que o MP acerta, ele cria um déficit de simpatia. É inexorável que o
Ministério Público vá fazer inimigos, porque nosso histórico é de que
não vai dar em nada.
O MP tem dado preferência às investigações de algum tipo de crime específico?
As
pessoas dizem que o Ministério Público escolhe o que investigar. Isso é
verdade na medida em que ele tem como missão defender os interesses
coletivos. Veja os crimes contra a administração pública: quer algo mais
nefasto do que a corrupção? Proibir o MP de investigar crimes contra a
administração pública é acabar com o MP, torná-lo um órgão burocrático. É
evidente que, potencialmente, o Ministério Público deve tutelar os
interesses coletivos. Não vamos querer o MP priorizando a investigação
de crimes de índole individual.
Defensores da PEC 37 alegam que a Constituição não é clara na
definição dos poderes de investigação do MP. Existe, no caso da PEC, uma
tendência ou cultura de se valer de termos vagos para se tomar decisões
de conveniência?
Os que dizem que a Constituição não permite
ao MP investigar estão em contradição, pela simples razão de que, se
assim fosse, não haveria a necessidade da PEC 37. No mais, sempre é
perigoso aplicar um drible hermenêutico nos dispositivos “incômodos” da
Constituição.
As polícias, principalmente as estaduais, penam com falta de
recursos. Mas o MP também têm milhares de investigações atrasadas ou
paralisadas. Como lidar com o cenário de as duas instituições terem
problemas básicos?
Veja como o problema é estrutural. E por que
isso se resolveria com a exclusividade da investigação policial?
Seguramente 90% dos crimes de furto, roubo e estelionato só funcionam
porque há flagrante. Onde não tem auto de prisão em flagrante não se
investiga porque a polícia não tem estrutura. Não somos nenhum modelo de
combate à impunidade e à corrupção no mundo. Temos de melhorar. Não
podemos piorar.
Nenhum governo quis viabilizar o controle externo da polícia. Por que ninguém se propôs a fazer isso?
O
problema no Brasil é histórico. A nossa sociedade é patrimonialista.
Historicamente o direito penal tem servido para condenar os pobres. Há
uma nítida relação entre a investigação do Ministério Público e o risco
que os poderosos sofrem. Não há uma conspiração, mas há um certo
arranjo, uma confluência de interesses para que o MP seja retirado da
investigação.
Entrevista Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lenio-streck-a-pec-37-e-feita-para-punir-os-acertos-do-ministerio-publico
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